Lição 5: As Igrejas Neopentecostais

prof. Pr Antônio Neto


Introdução
Até aqui, vimos os três grandes grupos mais tradicionais de denominações evangélicas. Os pentecostais são marcados pela crença no batismo no Espírito como uma segunda bênção, exibido no falar em línguas. Os reformados são marcados por suas confissões de fé, que os distinguem de todos os demais grupos. Os fundamentalistas são marcados pela crença na autonomia da igreja local e no batismo de adultos por imersão.
Agora, chegamos ao último grande grupo, os neopentecostais. Como já vimos, os neopentecostais são herdeiros da tradição pentecostal. No Brasil, eles surgiram na Terceira Onda do pentecostalismo. A partícula “neo”, portanto, serve para ressaltar que este grupo trouxe novidades a esta tradição, mas manteve muitos elementos dela.
Como já sabemos da origem e desenvolvimento deste grupo, partiremos direto para suas características e crenças básicas. Depois, faremos uma breve avaliação deste grupo.

I.                   CARACTERÍSTICAS GERAIS

A.               Principais Igrejas
1.                 No Brasil, o neopentecostalismo tem atuado em duas frentes, com a fundação de novas igrejas, ou com a renovação de igrejas tradicionais.
2.                 As principais igrejas fundadas com o advento do neopentecostalismo foram:
a)                A Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e dirigida por Edir Macedo.
b)                A Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada e dirigida por R.R. Soares.
c)                A Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada e dirigida por Valdomiro Santiago.
d)               A Igreja Renascer, fundada e dirigida pelo casal Estevão Ernandes e Sônia Ernandes.
e)                Outras, como A Comunidade Sara Nossa Terra e o Ministério Nova Jerusalém.
3.                 Com a renovação de igrejas tradicionais, surgiram as Igrejas Batistas Renovadas, ou Presbiterianas Renovadas. Assim também, a Renovação Carismática na Igreja Católica.
4.                 Dentro deste processo de renovação, houve o surgimento do chamado G12.
a)                Este movimento utiliza uma técnica de crescimento consolidado de igreja, onde cada pessoa deve liderar uma célula de 12 e, cada um destes 12 liderem mais 12 futuramente. Desta forma, a igreja pode crescer rapidamente.
b)                Porém, para consolidar estes discípulos, são promovidos os Encontros, onde cada pessoa deve passar por várias experiências típicas dos neopentecostais, como “quebra de maldição” e as “unções espirituais”.
c)                No Brasil, este tipo de “igreja” em células tem se tornado cada vez mais comum. Vários cantores evangélicos famosos são adeptos deste tipo de prática, como Fernandinho, David Quinlan e Ludmila Ferber. Também, vários grupos evangélicos também são de igrejas assim, como o Diante do Trono e o Toque no Altar.

B.                Principais Características
1.                 Nova Abordagem aos Dons Espirituais
a)                Os neopentecostais mantiveram a crença pentecostal de que todos os dons estão disponíveis para a igreja de nossos dias. Porém, deram uma abordagem muito mais extravagante a estes dons.
b)                Passaram a acreditar na existência de Apóstolos, como o Apóstolo Estevão, ou o Apóstolo Valdomiro.
c)                Promoveram uma busca muito maior por revelações diretas de Deus, dando pouca ou mesmo nenhuma ênfase ao uso da Bíblia no cotidiano. A uso de profecias é maior neste grupo do que em qualquer outro.
d)               Exibem demonstrações bizarras do Espírito Santo, como “cair no Espírito”, “rodar no Espírito”, “colar no Espírito” e até “uivar no Espírito”.
e)                Ensinam que nós devemos dar “liberdade ao Espírito”. Assim, seus cultos são estruturados para promover isso, com um período longo de cânticos, ministrações e etc.

2.                 Novas Crenças
a)                O neopentecostalismo também é marcado pelo acréscimo de novas crenças à tradição pentecostal.
b)                  Dentre elas, as principais são a crença na Batalha Espiritual e a Teologia da Prosperidade. Veremos estas e outras mais adiante.

3.                 Outras Características
a)                Forte uso da mídia áudio-visual. Os neopentecostais são os que mais usam a tv e o rádio.
b)                Igrejas-Empresas. As principais igrejas neopentecostais funcionam no formato de empresas, com sede e filiais, com corpo administrativo, e até produtos de comércio.
c)                Uso de slogans chamativos, como “uma igreja com visão de águia”, ou “sua família, nossa prioridade”, ou mesmo os nomes das igrejas como “Universal”, “Mundial”, “Internacional”.
d)               Ampla atuação política, com bancadas de deputados e senadores no Congresso Nacional.

II.                CRENÇAS BÁSICAS[1]

A.               Confissão Positiva
1.                 Também chamada de “palavra da fé”, é a crença de que o crente precisa determinar com fé a posse de suas bênçãos.
2.                 Ensinam que na Cruz, Cristo comprou para nós todo tipo de bênção, tanto espiritual, quanto material, e que é a nossa fé quem determina a liberação destas bênçãos.
3.                 Todavia, não é só a fé, mas uma palavra de fé. É preciso falar, e saber determinar a benção.

B.                Teologia da Prosperidade
1.                 A teologia da prosperidade é a crença que todo crente, como filho do rei, tem o direito e o dever de possuir prosperidade em sua saúde e em seus bens.
2.                 A maneira de receber a prosperidade é por meio da Confissão Positiva, que deve ser comprovada por atos de fé, que são sacrifícios feitos em nome da fé, como vender um carro para dar de oferta. Desta forma, o dízimo ocupa um lugar de destaque, e até fundamental, nestas igrejas.
3.                 Este é, talvez, o motivo pelo qual estas igrejas são mais fortes na classe média brasileira, por conta do forte espírito consumista desta classe.

C.               Batalha Espiritual
1.                 É a visão de que a realidade é marcada por um conflito entre Deus e o diabo. Deus é, portanto, um “homem de guerra”, que vai vencendo o mal neste mundo.
2.                 Há também a crença nos “espíritos territoriais”, que são espíritos que governam determinadas regiões. Também, espíritos que provocam mazelas, como espírito de pobreza, de doença, de depressão, de desânimo e etc. Por isso, todo tipo de mazela é provocada por um tipo de espírito.
3.                 O crente, tendo Deus ao seu lado, precisa batalhar contra estes espíritos. Se Deus está ao seu lado, o crente deve “repreender”, “amarrar”, “declarar vitória” sobre todo espírito ruim que o atormenta. Como diz uma música “Posso enfrentar o que for, eu sei quem luta por mim”.

D.               Maldição Hereditária
1.                 É o pensamento de que determinadas práticas pecaminosas se tornam maldições que vão passando de pai para filho. Por exemplo, um pai macumbeiro transmite naturalmente uma maldição ao seu filho.
2.                 Por isso, é necessário o cancelamento, ou a quebra destas maldições. Isto é feito por meio de “regressões” e “orações de cancelamento”.
3.                 Esta é uma prática muito comum nas igrejas que adotam o G12.

E.                Exorcismos e Curas
1.                 Com base em todas as crenças anteriores, os neopentecostais são o grupo que mais exercita a prática de exorcismos e curas.
2.                 Os exorcismos servem muito para demonstrar superioridade sobre o diabo, havendo diálogo, e expressões de domínio, como “amarrar” o demônio.
3.                 As curas são o verdadeiro espetáculo da prosperidade física, mostrando como o crente que crê e determina recebe a solução dos seus problemas.

III.             BREVE AVALIAÇÃO
A.               Pontos Positivos
1.                 Particularmente, só vejo um fator positivo no surgimento das igrejas neopentecostais, que foi o aumento do número de evangélicos, o que facilita e aumenta o acesso à Palavra e ao verdadeiro Evangelho. É cada vez mais comum a “conversão” de crentes ao verdadeiro evangelho bíblico.

B.                Pontos Negativos
1.                 Será que podemos considerar as igrejas neopentecostais como “irmãs”? Eu penso que não, pois, ao se analisar bem, nem o Deus crido por elas, nem o evangelho ensinado é o mesmo que cremos e ensinamos. O Deus neopentecostal não é soberano, não é Senhor, mas um gênio da lâmpada que está à serviço dos desejos dos homens. O evangelho da prosperidade não oferece o perdão do pecado por meio da Cruz, mas é centrado na oferta de bênção de prosperidade. Portanto, como um grupo que crê em outro Deus e em outro evangelho pode ser considerado evangélico? Lembremos o que Paulo disse “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8
2.                 Isso significa que todos que estão nestas igrejas são descrentes? Primeiro, precisamos saber que só existe este tipo de igreja, porque existem pessoas que buscam a Deus por motivos egoístas e mundanos. No entanto, há pessoas que já tiveram acesso ao verdadeiro evangelho, mas estão desorientadas nestas igrejas. Por isso, é importante que estas igrejas sejam vistas, também, como campos missionários.
3.                 Um dos principais pontos negativos é a confusão que estas igrejas trazem à imagem dos crentes no Senhor Jesus. Por conta delas e das pentecostais, convencionou-se que crente é um ser bizarro, com práticas estranhas, que são tolos em dar dízimo para um pastor ter uma vida regalada. Sabendo que não pode vencer, o inimigo conseguiu por meio deles confundir o cristianismo.
4.                 Por fim, muito mais pontos negativos poderiam ser ditos. Porém, com tudo o que foi dito acima, precisamos tomar sempre muito cuidado com a associação com tais grupos. Atente aos cds que você compra, aos livros, e às músicas que cantamos em nossas igrejas.

0 comentários:

Postar um comentário