O Que Cremos Sobre Deus

Estudo 2: O Que Cremos Sobre Deus


A crença na existência de Deus é fundamental para o cristianismo. Dificilmente alguém que negue a existência de Deus poderá ser chamado de “cristão”. Porém, dentro do cristianismo, existem diferenças de opinião sobre a pessoa, natureza, caráter e obra de Deus.

Como afirmamos que a bíblia é nossa “única regra de fé e prática” (veja o estudo 1 dessa série), é logico que buscaremos na Palavra de Deus Sua revelação sobre Ele mesmo.

Este estudo irá abordar o assunto de Deus em três partes: a existência de Deus, os atributos de Deus e as obras de Deus.


A Existência de Deus

É um fato revelador que a Bíblia não gasta muito tempo apresentando evidências para a existência de Deus. É tido como algo evidente para quem tem olhos e entendimento. Quem afirma que Deus não existe é chamado de “néscio”.

Esta incredulidade tomou muitas formas. O ateu crê que não existe Deus. O agnóstico nega a possibilidade de ter certeza de Sua existência. O dualista reduz o Deus eterno a uma “força” impessoal que tem um lado bom, e um lado mau. O panteísta confunde Deus com sua criação (Romanos 1:23). O deísta, embora firmando a existência de Deus, ensina que Ele não é mais ativo nos assuntos dos homens. E, mais recentemente, os teólogos do teísmo aberto atribuem a Deus erros, imperfeições e fraquezas.

Na face destes erros graves, a Bíblia apresenta um retrato consistente e unificado quanto a existência de Deus. E, além da enfática afirmação da Palavra de Deus, a sua existência pode ser vista de várias formas externas. Por exemplo: o universo apresenta uma ordem e complexidade que só podia ser produto de um ser inteligente. Os homens possuem um código moral (sentido de certo e errado) universal, e um intuito de adorar a algum deus. A história revela um propósito e progressão, mostrando que Alguém está no controle de seus eventos.


Os Atributos de Deus

Se não houvesse Deus, não haveria ateus” G.K.Chesterton

Uma vez tendo certeza de que Deus existe, é essencial para o homem saber como é esse Deus. Chamamos aquelas características de Deus que o definem de “atributos”.

Será impossível tratar, de forma completa, de todos os atributos de Deus neste curso. Portanto, iremos ver alguns dos Seus atributos mais conhecidos.

Os teólogos têm dividido os atributos de Deus de várias maneiras. Para os propósitos deste estudo, trataremos de três categorias maiores: a trindade, atributos de grandeza, e atributos de bondade.


Trindade

A Bíblia afirma que existe um só Deus (Deut.6:4), e afirma também que este único Deus existe eternamente em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus o Espírito Santo (Mateus 3:16-17, Lucas 1:35). Estas três pessoas da trindade são iguais em sua essência (João 10:30, Atos 5:3-4), e diferentes em suas funções (Gálatas 4:4, João 14:28-31, 16:7-8).

No final das contas, é impossível a mente humana compreender por completo a doutrina da trindade. Cabe a nós a aceitarmos pela fé, pois é claramente ensinada pelas Sagradas Escrituras.


Atributos de Grandeza

Os atributos de grandeza são aqueles que fazem uma distinção enorme entre Deus e o homem. Seguem alguns destes atributos, com suas definições:

* Espiritualidade: Deus é espirito e não se limita a um corpo humano (João 4:24).

* Personalidade: Deus possui um intelecto (Salmo 147:5), emoções (Salmo 78:40), e vontade própria (João 1:13).

* Vida: Deus é auto existente, não sendo criado por ninguém (João 5:26).

* Onipresença: Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo (Salmo 139:7-10).

* Onisciência: Deus sabe de todas as coisas (Provérbios 15:3).

* Onipotência: Deus é todo-poderoso (Jeremias 32:17).

* Soberania: Deus está no controle de todas as coisas (Daniel 4:35).

* Imutabilidade: Deus é constante, não muda (Malaquias 3:6).


Atributos de Bondade

Estes atributos enfatizam a pureza e retidão do caráter de Deus.

* Santidade: Deus é separado completamente do pecado e absolutamente puro (Salmos 99:9).

* Justiça: Todas as ações de Deus são corretas, sem acepção de pessoas.

* Integridade: Deus é a verdade, e Ele fala e pratica somente a verdade (João 17:3).

* Amor: Deus busca o maior bem das pessoas que Ele ama (1 João 4:8).

* Graça: Deus distribui favor aqueles que não merecem (Efésios 1:7).

* Misericórdia: Deus não dispensa o juízo merecido pelo homem pecador (Tito 3:5).


As Obras de Deus

Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.” 1Crônicas 29:11

Deus está ativo no universo, e na vida dos seres humanos. Ele criou o universo e tudo que existe (Gênesis 1:1), e ele o mantém pelo poder da Sua mão (Colossenses 1:17).

Todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente, de maneira que nada sucede por acaso ou fora da providência de Deus. Deus faz uso de meios em sua providência, mas é livre para operar sem, acima de, e contra os meios ordinários, segundo bem entenda. (Atos 2:23).


Conclusão

De todo o conhecimento que adquirimos no decorrer de nossas vidas, o conhecimento de Deus é, por longe, o mais importante. A consciência que existe um Deus, e a noção que Ele é um Deus poderoso, santo e justo deve ter um impacto profundo em nossas vidas.


Perguntas

1 – De onde vem nosso conhecimento de Deus?

2 – Quais são algumas provas que você iria apresentar se alguém falasse que não acreditava em Deus?

3 – Quais são as funções dos três membros da trindade?

4 – O que quer dizer quando aformamos que Deus é “soberano”?


Leitura Recomendada

Conhecimento de Deus por J. I. Packer
Em Busca de Deus por John Piper
Os Atributos de Deus por A. W. Pink

0 comentários:

Postar um comentário