Estudo 5: O Que Cremos Sobre o Homem


Professor: Pr Antônio Neto
Algo extremamente importante para nossa vida cristã e para nossa vida em sociedade é ter uma visão correta do que é o ser humano. A nossa visão do homem influenciará todos os âmbitos de nossos relacionamentos, com Deus, com os outros e consigo mesmos.
Por isso, precisamos entender o que a Palavra de Deus ensina quanto o que é o ser humano.

Nossa Origem
 O homem  foi  criado  por  Deus  do  pó  da  terra  (Gênesis  2:7),  sem  processo  algum  de  evolução. A mulher foi formada da costela do homem. Tanto homem quanto mulher são criados na imagem e semelhança  de Deus (Gênesis 1:26)--demonstrando,  então,  criatividade, liberdade para escolher, e tendo domínio sobre a criação.
Além disso, a imagem de Deus é o que nos distingue em valor dos animais. Segundo nossa Confissão:  “Cremos que o homem foi criado segundo a imagem e semelhança de Deus. Esta imagem é o que estabelece o homem como vice regente de Deus na Terra, e é o que torna o homem distinto dos demais seres da criação. Esta imagem é universal, e não foi perdida com o pecado humano, conquanto foi manchada. Por serem, portanto, à imagem de Deus, todos os homens, sem distinção de raça, etnia, gênero ou idade, são essencialmente iguais e valiosos”(pg 4).
 Mesmo sendo criado na imagem de Deus, tendo comunhão direta com Deus, e morando  num  jardim paradisíaco, o homem se  rebelou contra Deus, e  assim o pecado  entrou no  mundo (Romanos  5:12).   A partir deste momento  o  homem  se  tornou totalmente  depravado,  sem  condições de se salvar, for a obra regenerativa do Espírito Santo (Efésios 2:1).

 Nossa Natureza
 Através da Bíblia, entendemos que todas as pessoas são compostas de duas partes  básicas: a material e a imaterial.
A parte material consiste em nosso corpo físico.  Este corpo  representa a  maravilha  da criação de Deus (Gênesis 1:31), porem está corrompido pelo pecado (Romanos 3:10ss) e portanto sofre mazelas como doenças e a morte. Quando uma pessoa se converte, o seu corpo torna a ser a habitação do Espírito Santo (I Coríntios 6:19) e por isso digno de todo cuidado.
 A Bíblia usa vários termos para se referir à parte imaterial do homem. Às vezes, refere-se como alma (Mateus 26:38), outras vezes como espírito (Gênesis 2:7, Lucas 1:46-49), que nos faz conscientes de Deus (Hebreus 4:12). Às vezes, os dois termos são paralelos e sinônimos (Lucas 1:46,47).
 Também, vemos na Bíblia muitas referências ao coração do homem.  Pode se referir ao intelecto (Mateus  15:19-20),  às  emoções  (Salmo  37:4),  à  vontade  (Êxodo  7:23),  ou  a  parte imaterial em geral (Provérbios 4:23). Em suma, o coração é a sede de todo ato volitivo do homem. Outro termo sinônimo de coração, é a mente (Fp 4:7).
Nossa Confissão diz “Conquanto seja assim [constituído em duas partes] o homem deve ser tratado como uma unidade, sem elevar uma de suas partes constituintes sobre a outra como mais importante ou valiosa” (pg 5). Portanto, embora o homem possua uma parte material (corpo) e uma imaterial (alma/espírito/coração), ele é uma unidade, sem que uma parte se sobressaia a outra.

Por Isso Rejeitamos.
A teoria da evolução, pois ensina que os homens provem de um processo evolutivo natural e não da mão criadora de Deus.
Qualquer tipo de desvalorização do valor humano, tais como o machismo, o feminismo, o antissemitismo, o racismo e o aborto.
O misticismo, pois eleva a parte imaterial do homem sobre sua parte material.

Perguntas
1. O que significa ser criado na imagem de Deus?
2. Porque é importante entender que o homem foi criado por Deus?
3.  Porque é importante  entender  que  tanto  homem  quanto  mulher  são  criados  na  imagem  de Deus?

4. Porque existe a morte?

0 comentários:

Postar um comentário