Estudo 7: O Que Cremos sobre os Anjos

Professor: Pr. Antônio Neto

Introdução
 De vez em quando na cultura geral o assunto de anjos ganha certa popularidade.   Aparecem em filmes, novelas, e inúmeros livros--estes escritos por autores de todo tipo de crença.  Nas artes plásticas, anjos são representados de diversas formas: bebês gordos e nus, mulheres bonitas equipadas com asas, ou homens vestidos de branco, sentados em cima de nuvens, tocando harpas.
 Felizmente, a Bíblia conta inúmeras referências a anjos, e através destas podemos chegar a um entendimento correto e bíblico sobre quem são os anjos, e o que fazem.

Quem São os Anjos
 A Bíblia é clara quanto ao fato de que os anjos são seres criados por Deus (Colossenses 1:16).  Provavelmente foram criados antes dos eventos de Gênesis 1 (Jó 38:6-7). São pessoas com intelecto (I Pedro 1:12), emoções (Lucas 15:10) e vontade (Judas 6). São imortais (Lucas 20:36),  poderosos  (II  Pedro  2:11),  e  inumeráveis (Hebreus  12:22).   Não se casam entre si (Mateus 22:30), e, apesar de não possuírem sexualidade, sempre são referidos no masculino. Os anjos, portanto, não são uma raça, mas uma companhia, ou seja, foram criados individualmente.
 Através de relatos na Bíblia, percebemos certa hierarquia entre os anjos. São classificados como arcanjo (Miguel, I Tessalonicenses 4:16),  querubins  (Gênesis  3:22-24) e serafins (Isaías 6:1-3).
 O nome "anjo" significa mensageiro, e na Bíblia encontramos anjos exercendo esta função (Atos 27:23). Também funcionam como "agentes" de Deus no serviço do crente (Atos 12:7), às vezes o protegendo dos seus inimigos (II Reis 6:15-17).

Os Anjos Maus
 A Bíblia afirma a existência de um grupo de espíritos malignos que atuam sob a liderança de Satanás (Mateus 12:24). Eles são chamados de demônios (Mt 8:31), espíritos imundos (Mt 8:16) ou malignos (Lc 7:21).
 Hoje os demônios se opõem ao Evangelho (Tiago 3:13-16,  I Timóteo 4:1).  Às vezes, uma pessoa descrente pode chegar a ser possuída por um demônio (Atos 5:16).
Importante: Um crente, habitado pelo Espírito Santo, jamais pode ser possuído por um demônio (II Timóteo 1:7).

Satanás
 O nosso grande inimigo, Satanás, foi um ser criado para a glória de Deus.  Por profecias encontradas em Isaías 14 e Ezequiel 28, entendemos que ele servia a Deus numa posição de honra, mas que se rebelou contra seu Criador. 
 Satanás continua sua rebelião contra Deus até hoje, e seu alvo é a criação mais amada por Deus--o ser humano. Antes da conversão de um homem, Satanás cega a mente (II Coríntios 4:4), procura tirar a "semente" da palavra (Lucas 8:12), e se opõe ao Evangelho (Atos 13:4-12).
 E mesmo que uma pessoa se converta, Satanás continua ativo.  Ele tenta o crente (Atos 5:3), o acusa diante de Deus e dele mesmo (Apocalipse 12:10),  impede  os  seus  esforços  (I Tessalonicenses 2:18), e promove perseguição (Apocalipse 2:10).
 Diante disto, o crente deve enfrentar a batalha contra Satanás com sobriedade (I Pedro 5:8), reconhecendo a sua estratégia (II Coríntios 02:11). Não devemos dar lugar ao diabo (Efésios 4:26-27), mas  devemos resisti-lo  (Tiago 4:7), nos  revestindo da  armadura  de  Deus  (Efésios 6:10-18).
 Também devemos lembrar que estamos tratando de um inimigo derrotado pela obra de Cristo na cruz (Genesis 3:15, João 12:31, 16:11).



A Atitude dos Crentes Quanto aos Anjos
 Diante de muita informação enganosa a cerca dos anjos, cabe ao crente ter um pensamento equilibrado, biblicamente informado, neste assunto.
Quanto aos anjos bons devemos agradecer a Deus pelo seu trabalho, mas não desviar o nosso olhar de Cristo. De fato, nenhum anjo que seja servo do Deus vivo vai procurar desviar os nossos olhos de Jesus.
 E devemos reconhecer que uma das táticas do inimigo é de se disfarçar de anjo da luz (II Coríntios 11:14),  para  poder  enganar  o  povo.   Por isso que a Palavra nos adverte que não devemos aceitar outra doutrina, mesmo sendo nos entregue por anjos (Gálatas 1:8).
 A Bíblia, em momento algum, ensina que o crente deve procurar contato com os anjos, sejam bons ou maus.
Quanto aos anjos maus, devemos agir com sobriedade, mas não com temor (II Timóteo 1:7) nem com exagero. Nossa confissão diz o seguinte sobre o exorcismo: “Entendemos que o exorcismo, a prática de expulsar demônios, não deve ser cultivada, pois fazia parte dos sinais que autenticavam os apóstolos” (pag. 8).

Desta forma rejeitamos
A doutrina da Batalha Espiritual, que afirma que tudo de ruim que ocorre sobre o crente é obra demoníaca que precisa ser cancelada.
A ênfase no exorcismo como meio de libertação e santificação. Entendemos que é por meio da Palavra de Deus que somos libertos do pecado e crescemos em santidade.

Perguntas
1. Qual é a origem dos anjos?
2. Qual é a origem de Satanás?
3. Quais são algumas atividades dos anjos bons?
4. Quais são algumas atividades dos demônios?

5. É possível um crente ser possuído por um demônio?

0 comentários:

Postar um comentário